01 agosto 2011

Ilhas Malvinas

      

      As Ilhas Malvinas ou Ilhas Falklands são um território britânico ultramarino no extremo sul da América do Sul. Sua capital é a cidade de Stanley.




Originalmente o território é de posse britânica, mas o governo argentino reclama sua posse desde o século XIX, nessa época ainda ocorreu a guerra das Malvinas onde a Grã-Bretanha saiu vitoriosa, mas mesmo assim a Argentina nunca desistiu do território.




Exibir mapa ampliado





A proximidade com a Antártica traz interesse estratégico para o arquipélago e suas dependências. O território serve como entreposto entre as viagens aéreas e marítimas até a antártica.




É um arquipélago formado por duas ilhas principais e aproximadamente outras 700 ilhas menores, situado no Atlântico Sul com todas as ilhas somando uma área total de 12.173 km². Inclui em suas dependências os arquipélagos das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e Ilhas Shetland do Sul. As duas ilhas principais são Soledad, a leste e Gran Malvina, a oeste, separadas pelo canal de San Carlos.



O litoral é acidentado e o relevo, montanhoso. Em Soledad, a ilha mais povoada, está localizada a capital, Port Stanley, onde vive mais da metade da população.






         As temperaturas baixas comuns nas altas latitudes contribuem com um frio clima temperado marítimo. A temperatura média varia dos 8 °C no mês de janeiro aos 2 °C no mês de julho. As temperaturas mínimas absolutas do ano não descem a menos de -7 °C, enquanto as máximas absolutas quase nunca chegam aos 20 °C. Apesar de escassa, a neve pode ocorrer em qualquer época do ano, mas não se acumula sobre a superfície. Geralmente chove em mais da metade dos dias do ano (embora a pluviosidade média anual não ultrapasse os 680 mm geralmente de chuva fraca e constante) e os ventos fortes são comuns.
         As Ilhas Falklands são consideradas uma das maravilhas do mundo com seus animais selvagens. Praias virgens, ilhas e rochedos fornecem um refúgio natural e seguro para centenas de espécies que fizeram as Falklands sua casa. Por essas e mais belezas o arquipélago recebe todos os anos milhares de turistas de todo o mundo. Veja mais imagens desse espetáculo chamado natureza:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também