10 agosto 2011

Madagascar, República de Madagascar



    Madagascar, oficialmente República de Madagáscar é uma nação insular localizada no Oceano Índico, em frente à costa sudeste da África, até Moçambique. É também a maior ilha da África e é a quarta maior ilha do mundo. É separada do continente pelo Canal de Moçambique. 





Note-se que a ilha em um recente passado geológico fazia parte do continente africano, que foi separado, o que levou ao isolamento. A separação é a causa da retenção no seu território de muitas espécies únicas no mundo. Assim, os anfitriões de 58% das espécies de animais e plantas no mundo (dos quais mais de 80% são endêmicas de Madagascar). Dos mais notáveis ​​são os lêmures, as fossas carnívoras, três famílias de aves endêmicas e seis espécies de babás.



Exibir mapa ampliado


Madagáscar ocupa toda a ilha de mesmo nome e um número relativamente reduzido de ilhas adjacentes. O país é banhado pelo canal de Moçambique a oeste e pelo oceano Índico. O relevo é em geral montanhoso, em especial na parte oriental, com dois grandes picos a norte (onde se situa o monte Maromokotro, o mais alto do país com os seus 2 876 m) e no centro. O relevo torna-se menos acidentado para oeste, onde existem algumas planícies costeiras.




Linda praia na costa oeste do país

A maior cidade é a capital, Antananarivo, outras cidades importantes são Mahajanga, Antsirabe e Fianarantsoa.


panorama de Antananarivo

Centro movimentado de Antananarivo

A capital localiza-se no centro do país



Uma língua de origem malaio-polinésia o Malgaxe e o Frances são as duas línguas mais faladas no país. Aproximadamente 41% do total da população é praticante do cristianismo, cerca de 52% mantêm crenças tradicionais e 7% são islamitas.



Capital Antananarivo



A economia de Madagascar assenta essencialmente na agricultura, na criação de gado e nas pescas. Embora o arroz seja a principal cultura, é o café que representa fatia ao nível da exploração. Destacam-se outras culturas, como a cana-de-açúcar, da mandioca e de frutos como banana, a maçã e a laranja. Quanto a agronomia, saliente-se a dificuldade do governo de Madagáscar em fomentar a criação de gado bovino para consumo alimentar, em virtude do caráter religioso que estes animais assumem perante certas camadas da população. Contudo, é abundante a criação de outros animais como as ovelhas, as cabras, as galinhas e os porcos.
Madagascar é um dos países com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécies de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas em seu território, como o lêmure, fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.



O lêmure é um simbolo do país

camaleão


fossa

Apesar de 90% de suas matas terem sido devastadas nos últimos séculos, nos 10% ainda existentes existem mais de doze mil espécies diferentes de plantas, algumas delas com mais de 80 milhões de anos, centenas delas apenas ali, das quais grande parte de grande valor medicinal, entre elas, a Rosy Periwinkle, fonte exclusiva de dois tipos de drogas que são as únicas usadas pelos laboratórios farmacêuticos do mundo no tratamento de algumas formas de leucemia infantil.


Rosy Periwinkle

Os grandiosos baobás também fazem parte da identidade de Madagascar



Em 2009, um inventário dos anfíbios de Madagáscar descobriu 129 a 221 espécies de rãs previamente desconhecidas, evidenciando que a biodiversidade de Madagáscar pode estar subestimada.






 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também