05 julho 2011

Etiópia, República Federal Democrática da Etiópia

Bandeira
Brasão
















A Etiópia é um país africano localizado na Região Oriental do continente. É um dos países mais antigos do mundo, é a segunda nação mais populosa da África (atrás apenas da Nigéria) e o 12° em área.


Exibir mapa ampliado



Muitos se perguntam por que a Etiópia é um país tão pobre considerando que ele é um dos mais velhos do mundo (sua formação é datada de dez séculos A.C com uma dinastia monárquica), não é cabível essa situação. O que aconteceu foi que durante toda a sua história até o ano de 1974 ela era governada por uma dinastia monárquica. Após a queda deste regime de governo muitos outros procuraram se restabelecer, mas não obtiveram muito sucesso isso enfraqueceu o país que já não era tão prospero. Hoje o regime político do país é da República Federal.


Haile Selassie, um dos maiores imperadores da Etiópia, reinou no início do sec. XX


  No período após a derrube da monarquia, a Etiópia transformou-se em um dos países mais pobres do mundo. Ela sofreu uma série de períodos de fome trágicos na década de 1980, resultando em milhões de mortes. Lentamente, no entanto, o país começou a se recuperar, e hoje a economia etíope é uma das que mais crescem na África. Infelizmente, como em muitos lugares, este crescimento está tendo impactos negativos no meio ambiente.

Geografia

O país tem um alto planalto central com altitudes entre 1.290 e 3.000m, com a maior montanha alcançando os 4.533m. A elevação é geralmente mais alta pouco antes di ponto de descida do Vale do Rift que divide o planalto diagonalmente. Há vários rios no planalto o mais notável é o Nilo Azul.





O clima é temperado no planalto e quente na planície. As temperaturas variam de 26°C à 4º. O clima é geralmente seco e ensolarado, porém há chuvas, que ocorrem de modo mais ameno nos meses de fevereiro e abril e de modo mais intenso em meados de junho a setembro.


Política

A República Federal Democrática da Etiópia foi proclamada em 1995 por uma Assembléia Constitutiva eleita em 1994. Em eleições gerais. O sistema de governo baseia-se na repartição do poder entre nove regiões administrativas, delimitadas segundo critérios étnicos.




Economia

Aproximadamente 80% da população sobrevive da agricultura, que é a espinha dorsal da economia etíope, respondendo por cerca de 90% do PIB. As exportações principais do setor são café, sementes oleaginosas, leguminosas (feijão), flores, cana-de-açúcar, forragem para animais, e uma planta conhecida por qat, que prossui propriedades psicotrópicas quando mascada. Outros produtos agrícolas importantes são cereais: trigo, milho, sorgo, cevada e o teff, cereal nativo que constitui a base da alimentação no país. As condições naturais são favoráveis à agricultura, mas as técnicas agrícolas são arcaicas e, portanto, a produção se limita ao nível de subsistência. A economia etíope é eminentemente agrícola e se encontra entre as mais atrasadas do mundo. Como ocorre com a maior parte dos países africanos, a Etiópia tem, no subdesenvolvimento e na fome, seus maiores problemas.





Esportes

Os principais esportes na Etiópia são atletismo e futebol. Vários atletas etíopes ganharam medalhas de ouro em olimpíadas no atletismo, especialmente em corridas de longa distância.
Haile Gebrselassie é um dos maratonistas mais renomados do mundo, sua glória veio após ter estabelecido 27 recordes mundiais em provas que vão dos 3.000 m à maratona. Em seu país ele é considerado um herói por seus feitos e atos solidários. Outro atleta etíope venerado é Abebe Bikila, foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas (1960, 1964) e é considerado por muitos especialistas como o maior maratonista de todos os tempos.


Haile Gebrselassie e Abebe Bikila


 Muitos etíopes se inspiram neles com sonhos de se tornarem grandes atletas e saírem da pobreza ajudando suas famílias e também seu país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também