07 julho 2011

Tangamandapio, Santiago Tangamandapio

     


      Tangamandapio ou Santiago Tangamandapio é uma pequena cidade mexicana localizada no estado de Michoacán, com 9.525 habitantes (censo 2010). A cidade ficou conhecida no Brasil pelo seriado Chaves com o personagem de Raúl Padilha “Jaiminho, o Carteiro”, que em quase todos os episódios dizia que era Tangamandapiano.



         Uma curiosidade intrigante é que a pequena cidade pode ser vista pelo Google Street View. Isso mesmo é possível passear pela cidade de Tangamandapio pela Internet. O que nos deixa frustrados é que no Brasil até o momento apenas algumas metrópoles podem ser vistas pelo Google Street View (região metropolitana das cidades São Paulo e Santos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Passeie por Santiago Tangamandapio abaixo:


Exibir mapa ampliado



O nome da cidade é de origem chichimeca e significa “árvore podre que permanece em pé”. Localiza-se a noroeste do estado de Michoacan, com uma altitude de 1.670 metros. Situa-se a 165 km da capital do estado Morelia e a 480 km da Cidade do México, capital do país.



História

Este município foi fundado antes da formação do Império Tarasco por descendentes dos tecos ou xanuchas. Posteriormente, converteu-se em um dos vários povos sujeitos ao domínio tarasco. Ao longo do período colonial, encontram-se várias denominações para a cidade, como "Tanmangandepeo", "Tamandapio" e "Atengomandapeo".


Sua incorporação ao cristianismo, após a conquista espanhola, deveu-se ao Frei Jacobo Dociano, que mostrou uma atitude humanística para com os indígenas e teve grandes conflitos com outros eclesiásticos, sustentando o direito que teriam os índios para receberem o sacramendo da eucaristia. Também distinguiu-se por fundar o convento de Santiago Tangamandápio. Outro dos evangelizadores do lugar foi Francisco de Cerda.
Nessa época, no município, produzia-se milho, trigo e grão-de-bico, e seus habitantes dedicavam-se à produção de tecidos de algodão e lã, com um comércio limitado. Em 1822, foi-lhe atribuído o nome de Santiago, ficando como povoado e vicariato de Jacona.



Em 10 de dezembro de 1831, ao promulgar-se a Lei de Divisão Territorial do Estado, Tangamandápio é elevado à categoria de município pertencente à comarca de Zamora. Era conhecido então como Santiago Tangamandápio.


Ilustres Tangamandapianos




– Bernabe Navarro Barajas – Um filósofo. Embora nascido em Zapotiltic, Jalisco, cresceu em Tangamandapio, assim se auto-considerando Tangamandapiano. Filósofo ilustre e distinto, um discípulo de José Gaos, parte do Grupo Hyperion, realizou estudos de doutorado na Alemanha e ensinou na Universidade Nacional Autônoma do México.
– Luis Ochoa Veja – Professor, Secretário da Educação e Prefeito de Tangamandapio.
– Jaiminho, o Carteiro – Embora seja um Tangamandapiano fictício é o nome mais lembrado quando se fala da cidade. É o maior “garoto propaganda” de Tangamandapio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também