10 julho 2011

Salto de Sete Quedas





Foi a maior cachoeira do mundo em volume de água, isso mesmo, foi! Isso porque em 13 de outubro de 1982 as comportas da recém criada Usina Hidrelétrica de Itaipu foram fechadas para a criação da represa de Itaipu inundando as quedas d’água. Para se ter uma ideia de sua grandeza basta compararmos a taxa média de fluxo anual dela com as Cataratas do Niágara (a maior em volume de água atualmente), a Sete Quedas tinha um fluxo de 13.300 m³/s enquanto as Cataratas do Niágara tem hoje 2.407 m³/s. Ela se localizava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai fazia parte do Rio Paraná, hoje ela esta localizada no fundo do lago artificial de Itaipu.

Cartão Postal de Guaíra



Quem teve a oportunidade de assistir a esse fantástico espetáculo da natureza, traz a cena gravada para sempre na retina. Mas por mais imaginativo que seja, por melhor memória que possua, jamais conseguirá reproduzir a imagem majestosa, de bilhões de metros cúbicos de água despencando por segundo do alto de ribanceiras rochosas para o abismo, com um ruído ensurdecedor.

cartão postal de Guaíra

As quedas localizavam-se em um ponto onde o rio Paraná era forçado através de um estreito desfiladeiro. Na cabeça das quedas, o rio estreitava drasticamente a partir de uma largura de cerca de 380 m a 61 m. A altura total das quedas foi de aproximadamente 114 m, enquanto a maior das 18 grandes cachoeiras tinha uma queda de 40 m de altura. O rugido da água mergulhando podia ser ouvido a 20 quilômetros de distância.


A Companhia Matte Laranjeira S.A. fez o levantamento da área das quedas, demarcando sete grupos com 19 saltos, assim identificados na época:

1ª Queda
Salto do Limite
Salto do Caxias
Salto do Tamandaré

2ª Queda
Salto Presidente Franco
Salto Diretor Francis
Salto Deodoro

3ª Queda
Salto General Estigaríbia
Salto Osório

4ª Queda
Salto Marechal Lopes
Salto Benjamim Constant
Salto Saldanha Gama

5ª Queda
Salto Barão de Mauá
Salto Rabisco Mendes

6ª Queda
Salto Ruy Barbosa
Salto Maria Barreto

7ª Queda
Salto Thomás Laranjeira
Salto Floriano
Salto Saltinho

Vista geral do Salto Guaíra


As Sete Quedas podiam ser consideradas uma das maiores maravilhas naturais, era uma verdadeira pintura de Deus. Era Constituída por 19 cachoeiras principais divididas em 7 grupos de quedas. A cidade de Guaíra foi construída em 1940 para aproveitar a potência turística da região, foi nessa época que o Brasil e o Mundo começaram a conhecer o Salto Guaíra (outro nome dado ao Salto de Sete Quedas).

Salto 17


O auge da visitação turística do local se deu nos anos 60, o Salto do Guaíra havia tomado uma grande atenção turística das Cataratas do Iguaçu, as duas quedas dividiam as atenções na época. Tudo corria muito bem, a novíssima cidade de Guaíba crescia rapidamente com o dinheiro vindo do turismo, a cidade alcançou uma população de 60 mil habitantes (hoje conta com apenas 30 mil).



As quedas eram um sucesso até que em 1979 foi decretado o fim do Salto das Sete Quedas. O governo havia decretado que a construção da Usina de Itaipu iria alagar o Salto Guaíra. Após o ocorrido, milhares de turistas se dirigiram às Sete Quedas, todos queriam vê-la antes que ela se fosse, todos queriam ver seus últimos dias.

Eram centenas de turistas todos os dias no Parque das Sete Quedas.

Eram enormes filas para dar o último adeus a grande obra da natureza.


Sua morte foi causada pela ambição política da época. As negociações para a construção da Usina de Itaipu se deram em 1960, entre o Brasil e o Paraguai. Após seis anos de negociações foi fechado um tratado para a construção da Hidrelétrica. A potência hídrica do rio foi o principal atrativo para a construção.
Em 13 de outubro de 1982, o fechamento das comportas do Canal de Desvio de Itaipu começou a sepultar, com as águas barrentas do lago artificial, um dos maiores espetáculos da face da Terra: as Sete Quedas do Rio Paraná. A inundação durou apenas 13 dias, durante este período vários ribeirinhos voltaram até a beira do rio para se despedirem das Sete Quedas. A cena foi muito triste como contam relatos de pessoas que viveram esta tragédia de perto.


As águas da nova represa foi levando tudo o que via pela frente.

Antes e durante o a inundação das quedas foram feitas varias manifestações, mas não surtiram efeito. O governo se mostrava sem opção, procurando demonstrar a riqueza que a Hidrelétrica traria ao país. Sem contar que eles também não procuraram dar muita satisfação à população. Quando uma vez questionado por que não podia fazer nada pelas quedas o Presidente brasileiro da época respondeu: “Se eu salvar Sete Quedas, o que vou fazer com aquela tremenda construção de Itaipu?”

Até o presidente João Figueiredo foi dar o último adeus ao Salto Guaíra.


O que mais nos intriga hoje em dia é a falta de respeito por parte do governo com a natureza, como esses governantes não se sensibilizaram com a beleza das Quedas? Como eles foram tão frios a ponto de matar uma das mais belas obras divinas já presenciadas pelos homens? Como puderam se deixar levar pela ganância?

parte inferior do "Canalão"

O "Canalão" era um espetáculo de som e imagem













corredeiras abaixo das quedas


Salto Arco-Íris





























Hoje já não se houve falar nela, a própria Usina de Itaipu não se deu nem o trabalho de lhe fazer uma homenagem. O governo procurou silenciar a covardia para a sua prosperidade, ao contrario, a maior Hidrelétrica do mundo não seria tão glorificada como é hoje. Mal sabemos nós os sacrifícios que a natureza teve que sofrer para nos dar mais um pouco de suas forças.

Na foto podemos ver acima como eram as Sete Quedas e o que
restou dela após a inundação, pra falar a verdade não sobrou nada.



Em 1982, o poeta Carlos Drummond de Andrade expressa sua inconformidade com a destruição do Salto de Sete Quedas, um patrimônio natural dos brasileiros e da humanidade:





39 comentários:

  1. Amanda Cristina10 julho, 2011

    Fico imaginando como as pessoas se sentiriam, por exemplo, se a Torre de Pisa, que de ano para ano aumenta a sua inclinação, apesar das várias reformas por que passou, finalmente desmoronasse. Ou se as pirâmides do Egito, que resistiram a tantos e tantos cataclismos, entre os quais catastróficos terremotos, finalmente se vissem vencidas pelo tempo e ruíssem. Ou, o que é pior, se fossem demolidas por algum maluco insensato, que pensasse em as remover do caminho para passar por ali uma rodovia qualquer. Ou se ocorresse o mesmo em relação à Esfinge. Ou se a Torre Eiffel, que se tornou referencial de Paris, fosse desmontada e vendida como sucata.

    ResponderExcluir
  2. uaheuaheuah ta de brincadeira né? se não fosse por itaipu você, querido autor, estaria jantando a luz de velas todas as noites.

    As cachoeirras eram bonitas sim, ninguém discute, mas então se não gostou vai la a explode a usina, quem sabe o turismo que aquelas cachoeirras rendam sejam suficientes pra levar energia até sua casa todos os dias.

    Hippie Hipócrita. Só sabe criticar as coisas, critica coisas de que faz uso constante e nem ao menos se da ao luxo de perceber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo Octaviano Marcondes Ferraz, engenheiro que preservou a cachoeira de Paulo Afonso, seria possível construir um conjunto de usinas que preservariam as quedas, o fato é que Itaipú, como poucos sabem, era uma arma contra a Argentina, que desde o princípio foi contrária à sua construção pois se as comportas fossem abertas totalmente, inundariam Buenos Aires e também, alí era uma área de litígio entre Brasil e Paraguai, que disputavam o território.
      Então, senhor Ricardo, procure ler mais sobre a história do seu país.

      Excluir
    2. Meu caro , estás por fora . Porque não te cálas........

      Excluir
    3. Meu caro Ricardo , estás por fora . Porque não te cálas........

      Excluir
  3. @Ricardo

    Hipocrisia naada o problema é que teriamos outras alternativas para ter energia elétrica,como por exemplo construção de hidroelétricas menores e mais bem planejadas de modo a atender melhor a população, as redes de transmissões só hoje estão ficand um pouco melhores muito se pouparia de transtorno e manutenção de transmissão, se existissem mais hdroelétricas mais bem distribuidas geograficamente, ou até mesmo usinas Termonucleares,o fato é que meus filhos nunca poderam ver tamanha beleza, nao se engane tudo aquilo era muito grande e com certeza traria muito desenvolvimento a sul do Centro-Oeste que hoje conta apenas com a pecuaria pobre de terras inferteisdigo isso de mato grosso do sul ja o paraná tem terras bouas!

    ResponderExcluir
  4. @ Anônimo

    Fazer o que você sugere só é possível hoje na época não havia tecnologia para fazer hidroelétricas menores e eficientes. Se não fosse feito a Itaipu o Brasil hoje não teria energia. É triste mas desenvolvimento tem sem preço, por favor não sejam hipócritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, essa energia não foi para iluminação urbana e residencial. Foi para indústrias...
      Claudio D'Amato

      Excluir
  5. Felizmente temos a Itaipu q eh a segunda maior geradora de energia do mundo!!! O Brasil, Paraguai e Argentina estariam no escuro se nao fosse essa uzina (valeu a pena)... Desastre ambiental vai acontecer com a mudança do curso do São Francisco e nisso ninguem fala!!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem que as quedas eram uma maravilha da natureza, mas não se pode negar a gradíssimas importancia da usina para o desenvolvimento do Brasil, sem a usina, o brasil seria bem diferente hj...

    ResponderExcluir
  7. As Sete Quedas podiam ser consideradas uma das piores maravilhas naturais, era uma verdadeira pixação. Era Constituída por 24 mixadeira principais divididas em 7 grupos de quedas. A cidade de Guaíra foi construída em 1940 para aproveitar a potência turística da região, foi nessa época que o Brasil e o Mundo começaram a conhecer o Salto Guaíra (outro nome dado ao Salto de Sete Quedas).

    ResponderExcluir
  8. Concordo! Itaipú é uma desgraça mesmo, se não fosse por ela eu não precisaria ter que ler comentários idiotas postado por algum maldito hippie sujo, que apesar de natureba, usa sem receio todo o silício, petróleo, e metais extraidos da "mãe terra" que juntos são alimentados por essa usina "nefasta". E tudo isso pra que? Ah sim, para criticar tudo que o "inteligente" usa no dia a dia!

    Parabéns por esse post útil!

    ResponderExcluir
  9. Concordo! Itaipú é uma nessessidade mesmo, se não fosse por ela eu não precisaria ter que ler comentários idiotas postado por algum maldito hippie limpos, que apesar de natureba, usa sem receio todo o silício, petróleo, e metais extraidos da "pai terra" que juntos são alimentados por essa usina "grandiosa". E tudo isso pra que? Ah sim, para criticar tudo que o "inteligente" usa no dia a dia!

    ResponderExcluir
  10. Querem uma coisa mais bonita e grandiosa que Itaipu aquilo e fantastico, sem contar que precisamos de energia as pessoas tem uma mania de querer desenvolvimento sem mudanças devemos explorar o meio ambiente pois nosso final ja sabemos a natureza ira se renovar novamente daqui a milhçoes de anos fico vendo pessoas falando que estamos destruindo o planeta como se isso fosse possivel, estamos destruindo a nos mesmos, nosso tempo no planeta esta acabando brevemente desapareceremos e as baratas continuaram ! a proxima era e a dos insetos !

    ResponderExcluir
  11. E viva Belomonte e a imundação da Amazônia !!

    ResponderExcluir
  12. MAIS HIDRELETRICAS?

    Sim e tapa o Sol com a peneira. Ridículo comentário.
    Sou pescador esportista e conheço inúmeros lugares lindos desse Brasil afora e em muitos lugares a pequenas quedas d'água que, embora com muito menos tamanho e volume, têm sua importância para o habitat dos rios e arroios onde estão e também para as vilas que existem próximas.

    Se minassem todos os rios de inúmeras hidrelétricazinhas os peixes migratórios teriam sua total extinção e, também, os peixes altamente predadores como o Dorado.

    Antes de postar qualquer bobagem leia, aprenda, adquira cultura, se informe.

    Com certeza o estrago das Sete Quedas foi muito menor para a natureza do que seria a soma de todas as pequenas hidrelétricas nescessárias para gerar a mesma energia de Itaipú.

    ResponderExcluir
  13. PORRA NUNCA VI EU ACHEI MUITO MANEIRO ESSE POST ISSO SÓ PROVA Q SO TEM PULITICO FDPs E VCS AI FICAM XINGANDO O CARA.QUERO VER DAQUI A ALGUNS ANOS Q VARIOS ESTUDOS CIENTIFICOS JA COMPROVARAM QUANDO N TER MAIS ENERGIA E NATUREZA PORQ VCS FICAM DESTRUINDO SE VCS VAO FALAR ALGUMA COISA XINGANDO OS HIPPIES PORQ OS HIPOCRITAS AQUI SAO VCS

    ResponderExcluir
  14. PORQUE VC NÃO FALA NO SEU POST DO ACIDENTE QUE ACONTECEU NO SALTO OCASIONANDO VÁRIAS VITIMAS?

    ResponderExcluir
  15. Itaipu não é a segunda maior em produção de energia como foi dito acima, mas sim A PRIMEIRA do maior do mundo em produção. A do Iang-Tse é maior em tamanho mas não em produção.

    Itaipu é um orgulho para o Brasil, pois é uma das maiores obras ja feitas no mundo e é Brasileira (o Paraguai so entro com a barranca do rio). Pessoas do mundo todo que conhecem ficam de boca aberta com oque os "pobres coitados brasileiros" conseguiram fazer!!

    ResponderExcluir
  16. sem ela tu não estaria nem escrevendo esse post...vá vá ecochato!
    vamos combinar que naquela época ngm pensava em sustentabilidade...só queriam desenvolver, crescer...então agora que se pensa se faz alguma coisa ok!

    ResponderExcluir
  17. E vai um viva para os mano do contrabando e do trafico q transporta para o Brasil inteiro porq nao tem opçao de emprego aq na fronteira que se gerou atraves da falta de geraçao de emprego. Com certeza as 7 quedas iria diminuir muito com a criminalidade aqui e no brasil,uma que o desenvovimento da cidade iria ser bem melhor e tanbem a dificuldade de se trabalhar com ilicitos seria bem maior por ter um rio em uma grande escala inavegavel.

    ResponderExcluir
  18. Concerteza Itaipu foi muito importante para o desenvolvimento do Brasil, mas para nível de informação o post ficou muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  19. eee do que os brasileiros não esquecem, :d

    ResponderExcluir
  20. Por isso que eu gosto mesmo é de Fukushima, devia ter uma nuclear bem grande com energia suficiente pra rachar a terra no meio, ai sim.

    ResponderExcluir
  21. Sem a itaipu voce nem saberia da existencia das 7 quedas! Conheco a ciadade de guaira, moro bem proximo! A cidade nunca foi desenvolvida! O unico momento em que o turismo esteve em alta, foi quando avisaram que ia acabar. dias estes que ocasionaram inumeras mortes devido as 7 quedas! antes de escrever qualquer coisa, pesquisa um pouco mais, ou vai la conhecer.

    ResponderExcluir
  22. Sou biologo tento entender que isso teve um impacto ambiental, e turistico, MAIS e então não adianta falar que os caras foram fdps de construir a usina e tudo, Da uma solução inteligente que vai gerar tanta energia quanto a itaiupu ai me diz...
    Deixar de ver a sua tv de led de 50polegadas, tomar banho gelado, jogar seu Xbox360, ficar na internet isso ai ninguem quer abrir mão falar é facil fazer que é dificil, Os politicos roubam cagam na sua cara e vc nao fala nada, e quer falar de progresso, primeiro recicle o seu lixo, troque as lampas da sua casa, nao disperdice água, vai de bike pro trabalho, SE FILIE a um partido politico fique a parte das coisas ANTES de criticar alguma coisa por criticar... SO PQ AI NA INTERNET EU SOU MACHAO na vida real eh um chorume que nem pra ir no mercado da rua de baixo apé presta

    ResponderExcluir
  23. E Beleza!!!
    Para mantermos o modo de vida que temos desde a revolução industrial muitas cachoeiras, rios, árvores, peixes e, principalmente, muitos seres humanos serão mortos. Sim, foi judiação o que fizeram com as sete quedas para fazer a usina de Itaipu; sim, foi judiação o que fizeram com áreas naturais do cerrado e da floresta amazônica para termos o contra-filé ou a proteína de soja na mesa na hora do jantar; sim, foi judiação o que fizeram com o bioma mata atlântica em toda a costa brasileira para podermos passar o final de semana ensolarado na praia no verão.
    Tudo sempre haverá os dois lados! O que não podemos é ficarmos somente diagnosticando e criticando. Temos que pensar em soluções e alternativas viáveis (viáveis não só economicamente e ambientalmente, viáveis humanamente).
    Saudações!

    ResponderExcluir
  24. É só substituir Itaipu por 200 termoelétricas e te devolvemos as cataratas... hippie cherozin!

    ResponderExcluir
  25. Até hoje a tarde eu nem sabia que as cachoeiras existiam.. Não adianta chorar o leite derramado.. ou no caso a água que nem derrama mais.. hauhauha VIVA O PROGRESSO !!

    ResponderExcluir
  26. Meu deus que discuçao sem fundamento!!! esses caras deveriam ter esperado mais cinquenta anos pra se desenvolver, e esperar o resto do mundo vir pra cá com espelhos pra trocar pelos rios como fizeram a 500 anos atraz. Ou evolui ou os outros te engolem, nao quero ser reserva florestal do resto do mundo enquando a galera tira o sangue de tudo. Vamos la belomonte, desenvolvimento e sustentabilidade. Se estuda e se faz com menor impacto possível!!!!

    ResponderExcluir
  27. E com todos esses comentarios, de apoio de descriminação ou de ajuda, não importa porque apenas quem ganhou com a morte das 7 quedas, foi o BRASIL, porque o paraguay sofre ate hoje com a falta de energia, que é precaria, e ainda mais não ganha nem a metade dos roiates que o Brasil ganhou durante anos, e anos.

    ResponderExcluir
  28. Preferiam oque uma usina nuclear ????
    ou vcs acham que esse pc de voces funciona a pedal ????

    ResponderExcluir
  29. Itaipú foi e continua sendo necessária para o Brasil crescer. Claro que a perda de uma queda dágua comove a gente mas beleza natural não enche barriga de ninguém. O desenvolvimento de uma sociedade passa por escolhas e opções que tem que ser tomadas para o bem maior de todos.Quem não quer escolher nada na vida que continue na eterna adolescencia. É mais fácil viver deslumbrado do que procurar crescer.

    ResponderExcluir
  30. OLÁ, MORO EM GUAÍRA-PR HÁ 17 ANOS, INFELIZMENTE NÃO TIVE O PRAZER DE CONHECER ESSA MARAVILHA NATURAL. NÃO NEGO, NEM DESMEREÇO A IMPORTÂNCIA DA ITAIPU, NÃO ENTENDO SOBRE HIDRELÉTRICAS E CONSTRUÇÕES, MAS SEI PERFEITAMENTE OS ESTRAGOS E DESCASO QUE ISSO TROUXE A ESTA CIDADE E QUE O RESTO DO BRASIL NÃO ESTÁ NEM AÍ.
    POR ISSO GOSTARIA DE TECER ALGUNS COMENTÁRIOS.

    1- ALGUÉM AÍ FALOU SOBRE O "ACIDENTE" COM UMA DAS PONTES QUE VITIMOU VÁRIAS PESSOAS - ESSE SUPOSTO ACIDENTE, CONVENIENTEMENTE OCORRIDO QUANDO A POLEMICA SOBRE SUA INUNDAÇÃO FERVIA, COMO SE COMENTA POR AQUI, TAMBÉM NADA COMPROVADO OU DOCUMENTADO, FOI UMA SABOTAGEM,MATARAM TODAS ESSA PESSOAS PARA OBTEREM APOIO EM SUA INUNDAÇÃO POR CONTA DA ITAIPU. E COM CERTEZA COM A EVOLUÇÃO DAS CONSTRUÇÕES, ASSIM COMO NO LADO ARGENTINO DAS CATARATAS DE FOZ DO IGUAÇU, TUDO PODERIA SER REFEITO COM MAIOR SEGURANÇA.

    2- ALÉM DE GUAÍRA TER PERDIDO SUA FONTE DE SUSTENTO, O TURISMO, É UMA DAS CIDADES QUE MENOS RECEBEU OS ROYALTIES POIS O ACORDO DETERMINOU QUE SERIAM COMPUTADOS OS METROS QUADRADOS DE TERRA INUNDADOS, COMO EXISTIAM AS ENORMES QUEDAS A ÁGUA POR ALI FICOU E DA CIDADE MESMO POUCO FOI INUNDADO.

    3- QUANTO AO QUE O PARAGUAI GANHOU EM ENERGIA, É EXATAMENTE A DIVISÃO EM 50% PARA CADA LADO, INCLUSIVE SE VISITAR LÁ DENTRO VERÁ QUE HÁ UMA LINHA DIVISÓRIA ATÉ NO CENTRO DE CONTROLE. E O PARAGUAI VENDE QUASE TODA SUA ENERGIA PARA O BRASIL, POR UM PREÇO BEEEEEEEEEEEM MAIOR QUE O DE PRODUÇÃO FICANDO APENAS COM 14% QUE É O SUFICIENTE PARA ABASTECER 90% DA ENERGIA LÁ CONSUMIDA - ENTÃO, LÁ NÃO FALTA ENERGIA, ELES VENDEM PRO BRASIL LUCRANDO ABSURDAMENTE AS NOSSAS CUSTAS.

    4- PRA QUEM DISSE QUE NÃO ACREDITA QUE A EXISTÊNCIA DAS 7 QUEDAS DIMINUIRIA O TRÁFICO EU AVISO, GUAÍRA, ESSA CIDADE DA QUAL A MAIORIA NUNCA OUVIU FALAR, É A SEGUNDA MAIOR PORTA DE ENTRADA DE DROGAS E ARMAS DO BRASIL, COM SEUS 28 MIL HABITANTES DIARIAMENTE MORREM MAIS PESSOAS QUE EM QUASE TODAS AS CAPITAIS FAMOSAS. OS CIGARREIROS SE MATAM EM DECORRÊNCIA DE BRIGAS ENTRE SI AS 17:00 DA TARDE DE DOMINGO EM FRENTE A UMA DAS ÚNICAS SORVETERIAS DA CIDADE COLOCANDO EM RISCO A VIDA DOS CIVIS INOCENTES. COOOOOM CERTEZA NÃO HAVERIA TUDO ISSO SE ESSE BELO LAGO DE ITAIPU, COM SUA GEOGRAFIA PERFEITA PARA NAVEGAÇÃO NÃO TROUXESSE TUDO ISSO PELOS BARQUINHOS VINDOS DO PARAGUAI.

    AGORA QUE O ESTRAGO ESTÁ FEITO E É IRREVERSÍVEL, NÃO ADIANTA ACREDITAR OU NÃO QUE O GOVERNO ERROU NA DECISÃO DE INUNDAR AS 7 QUEDAS, PORÉM PODERIA MUITO BEM DIRECIONAR MAIS RECURSOS AO MENOS PARA QUE A POLÍCIA QUE AQUI ESTÁ POSSA TRABALHAR COM MAIS SEGURANÇA, QUE MANDE MAIS RECURSOS HUMANOS PARA EXERCER A SEGURANÇA EM NOSSA FRONTEIRA.

    ResponderExcluir
  31. AMIGO ENTÃO VAI LA VISITAR AS SETE QUEDAS NO ESCURO.

    PARA DE SER HIPOCRITA, ARRUMA RECURSOS FINANCEIRO E TÉCNOLOGICOS PARA SE TER A MESMA QUANTIDADE DE ENERGIA GERADA POR ITAIPU, COM OUTRAS FORMAS.

    ResponderExcluir
  32. Sem ITAIPU não existiria vida no planeta terra.

    Tinha 2 cachoeiras (de guaíra e de foz) e 0 usinas...

    Agora tem uma de cada. problema resolvido.

    Sigam com suas vidas.

    ResponderExcluir
  33. O ser humano é um lixo, somos uma raça desprezível tenho nojo de ser humano, quero matar todos que vejo, alguém me ajude á tirar esse ódio que sinto dessa raça nojenta e inútil

    ResponderExcluir
  34. Esses manés que estão aí minimizando a importância das sete quedas, no mínino não são paranaenses e se forem, são uns babacas que pensam como seria a vida deles sem energia elétrica pra ligar o video game, uma coisa é certa: nosso Paraná arcou as custas das sete quedas para o desenvolvimento do Brasil, assim com os estados do sul + Parte industrializada de sampa, arcam com a farra do resto do Brasil.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom o post, parabens. quanto a esse bando de lixo que estão comentando sobre "a nescessidade de progresso a qualquer custo" deveriam ser colocados em rodas ( como aquelas de ramsters) para que gerasem energia afinal o progresso é mais importante que qualquer coisa né, esses lixos humanos me dão nojo, mas afinal não se poderia esperar muito de um bando de ignorante que só pensa na sua tv 50 polegadas, seu video game, som e esse monte de lixo que aliena esse bando de otarios.

    ResponderExcluir

Veja também