03 julho 2011

Indonésia, República da Indonéisa

Bandeira
Brasão














A indonésia é um grande país localizado no sudeste da Ásia no arquipélago das Ilhas Sonda, o maior do mundo e ainda tem uma porção territorial na ilha de Nova Guiné. O país é um conjunto de cerca de 17 mil ilhas. Uma de suas principais características é a sua riqueza natural, o país é o segundo em número de biodiversidade (atrás apenas do nosso Brasil).


Exibir mapa ampliado


O país é o 4° país mais populoso do mundo, contendo uma população de pouco mais de 237 milhões de habitantes. Dentre todas as ilhas a mais populosa e a mais importante é a ilha de Java com 121 milhões de pessoas (sendo também a ilha mais povoada do mundo), nela se localiza a capital e maior cidade do país Jacarta.
A Indonésia é um país composto por ilhas e considerado o maior arquipélago do mundo. As ilhas são de origem vulcânica e encontram-se cobertas de florestas tropicais. Ao todo são 17.508 ilhas, dessas cerca de 6.000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu, Nova Guiné e Celebes.



Situando-se entre as placas tectônicas do Pacífico, Euro-Asiática e Indo-australiana, por este fator o país tem centenas de vulcões, destes 150 estão ativos. O mais famoso é o Tambora por ter causado uma enorme erupção no século XIX que matou cerca de 100 mil pessoas. Outra força devastadora da natureza neste local são os terremotos. Entre os desastres cusados pela atividade sísmica recente, se encontram o Sismo do oceano Índico de 2004, que matou cerca de 170.000 pessoas e o Sismo de Java em maio de 2006. No entanto, a cinza vulcânica é um dos principais fatores que contribuem para a alta fertilidade do solo.



         Como foi dito acima, a indonésia tem uma das maiores biodiversidades do planeta, resultante do clima tropical, a sua geografia e o solo vulcânico. Sua flora e fauna são como uma mistura entre espécies da Ásia e Australásia. Espécies como o tigre, elefante, rinoceronte, orangotango e leopardo já foram abundantes no país, mas o número de indivíduos e sua distribuição foram reduzidos drasticamente nos últimos anos. As florestas cobrem cerca de 60% do país (1.142.741 km²).

Orangotango, animal localizado apenas no arquipélago das Ilhas de Sonda.

         Administrativamente, a Indonésia é constituída por 33 províncias, cada província tem sua própria legislatura política e governador. As províncias de Aceh, Jakarta, Yogyakarta, Papua e Papua Ocidental têm maior privilégios legislativo e um maior grau de autonomia do governo central do que as outras províncias.



         A Indonésia tem cerca de 300 grupos étnicos, cada um com identidades culturais desenvolvidas ao longo dos séculos, e influenciado pela indiana, árabe, chinês, e fontes européias. Javanesa e danças tradicionais balinesas, por exemplo, contêm aspectos da cultura e mitologia hindu, como fazem wayang kulit (fantoche da sombra). Tecidos, como batik, ikat e songket são criados em toda a Indonésia em estilos que variam por região. As influências mais dominante na arquitetura da Indonésia têm sido tradicionalmente indígenas, no entanto, há também uma boa parcela de chineses, árabes e europeus.



         A gastronomia varia de região para região, e é muito influenciada pela cozinha chinesa, européia e indiana. O principal alimento é o arroz, geralmente servido com carne e legumes. As especiarias, leite de coco, peixe e frango também são alimentos bastante usados.



        A Indonésia é um dos países mais ameaçados pelo aquecimento global, segundo Jaya Murjana diretor do Departamento de Meteorologia e Geofísica de Yogyakarta, até 2030, o aumento do nível do mar poderá engolir cerca de 2 mil ilhas. Isso pode significar além da perca de moradia de milhares de Indonésios também a possível extinção de várias espécies da fauna e flora local!


Agora, algumas belas imagens da Indonésia, que sem nenhum esforço pode ser categorizado como um dos países mais lindos do mundo!




Monte Semeru


Praias

Praias

Banda Aceh's Grand Mosque







Um comentário:

Veja também