02 julho 2011

Panamá, República do Panamá

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O Panamá é um país da América Central Continental. Sua capital é a cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico. A cada ano, cerca de 14 mil embarcações (5% do comércio marítimo mundial) cruzam os 82 quilômetros do canal — que passou do controle dos Estados Unidos (EUA) para o Panamá em 2000.


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A população do país é formada por uma maioria de mestiços de índios e europeus. O setor econômico mais importante é o de serviços, que abrange as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.

A República do Panamá é um estado soberano e independente, situado no seu próprio território, onde observar e respeitar os direitos individuais e sociais que a vontade da maioria é representada pelo voto livre.



O país é composto por 3 regiões (Kuna Yala, Embera-Wounaan e Ngobe Bugle), 9 províncias onde se localizam 163 cidades. O país tem uma área total de 78 mil km² e uma população com cerca de 3 milhões de habitantes.



O turismo é uma das principais atividades do país. As principais áreas de turismo no Panamá são o foco em turismo de negócios, praias e comercio. A maioria dos turistas são dos EUA, Canadá, Europa, América Central e América do Sul. O turismo gera anualmente lucros de aproximadamente 1.400 milhões de US$.  O número de visitantes é estimado em 1,7 milhões por ano.
Para a gama de serviços, um turista gasta em média 113 US$, tornando-a mais alta nos gastos do turismo na América Central. 




Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um canal entre os oceanos Mar do Caribe e Oceano Pacífico,  atravessando o istmo do Panamá,  em seu ponto mais estreito.
Quando abriu em 15 de agosto 1914, teve um de dimensões generosas para encurtar o tempo e a distância de comunicação marítima, impulsionar o comércio e o intercâmbio econômico, através de uma rota de trânsito de curto e relativamente barato entre os dois oceanos, influenciando decisivamente padrões do comércio mundial,  impulsionando o crescimento econômico nos países desenvolvidos e fornecendo a unidade básica para a expansão econômica em muitas regiões remotas do mundo. Estados Unidos e China são os principais usuários do canal.
Antes de sua construção, a rota mais rápida para se viajar com uma embarcação de Nova York à Califórnia era pelo Cabo Horn, no sul da América do Sul uma rota longa e perigosa.



De acordo com a constituição do Canal do Panamá constitui um patrimônio inalienável da nação, que não podem ser vendidos, transferidos ou hipotecados ou de qualquer outra forma gravadas ou transferidas. Do regime jurídico estabelecido para o principal objetivo da ACP é preservar as condições de funcionamento do Canal do Panamá.
Durante a construção do Canal foram removidos mais de 183 milhões de metros cúbicos de material escavado originalmente que se colocou em uma plataforma de trem, ele volta ao mundo quatro vezes.






Do ponto de vista técnico, o Canal do Panamá é uma das maiores conquistas da engenharia moderna. Do Atlântico ao Pacífico é de 80 quilômetros de comprimento, tem uma profundidade de 12,8 metros no Atlântico e Pacífico 13,7 metros, largura é de 91 a 300 metros. Ele tem dois terminais portuários, uma em cada oceano, três conjuntos de fechaduras twin, Miraflores, Gatun e Pedro Miguel, e um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Gatun, que abrange 425 quilômetros quadrados e é formado por uma barragem de terra construída através do canal do rio Chagres.



O Canal do Panamá é o único lugar do mundo onde os comandantes dos navios militares são obrigados a ceder o controlo do barco durante a travessia. Uma equipa de 200 pilotos encarrega-se de levar os barcos de um oceano ao outro sem acidentes. 


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