21 julho 2011

Suriname, República do Suriname















O Suriname é um país localizado no norte da América do Sul, faz fronteira com o Brasil pelo sul, com a Guiana Francesa pelo Leste, Guiana a oeste e se limita ao norte pelo oceano Atlântico. O país tem um território de 163.820 km² e posui uma população de aproximadamente 490.000 habitantes, a maioria dos quais vivem no litoral norte, onde a capital Paramaribo está localizada.


Exibir mapa ampliado



Palácio Presidencial do Suriname



O Suriname é o menor país independente da América do Sul, é maior apenas que a Guiana Francesa, território ultramarino Francês. O país pode ser dividido em duas principais regiões geográficas. Ao norte a planície litoral, a maioria da população vive aqui. E ao sul por uma floresta tropical pouco habitada cobrindo cerca de 80% do território do país.






Desde o século XVII até 1954 o Suriname foi um território de posse holandesa, até que o território se tornou autônomo da Holanda. E em 1975 conseguiu sua independência. Uma década depois o país foi governado por um regime militar e em 1988 o regime democrático foi restabelecido.
A Independência do Suriname não foi conquistada por conta de grandes lutas como aconteceu com diversos países. A verdade é que a Holanda estava cansada de ter a Guiana Holandesa (nome do Suriname antes de sua independência) como sua colônia e resolveu em 1975 que a guiana Holandesa deveria ser um país independente com hino, bandeira e tudo mais. A constante migração dos habitantes da colônia para a Holanda em busca de melhores condições foi o principal fator para o fim da ligação entre as duas partes. O problema era que os moradores da colônia tinham nacionalidade holandesa e assim tinham livre acesso à Europa, com o fim da colônia isso acabou.
Durante o século XIX ouve um grande fluxo migratório de indianos e indonésios, que na época eram residentes das Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. Essa migração se deu por conta da abolição da escravatura fazendo necessária a procura de mão-de-obra e ela veio direto do oriente. Hoje a população é constituída por sua maioria de hindustani e negros. O Suriname é o segundo país em porcentagem de hindus na América com 27%, atrás apenas da Guiana com 33%.


na imagem uma Mesquita e uma Sinagoga lado-a-lado em Paramaribo



O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio. A Amazônia surinamesa, pouco explorada, é a fornecedora de matéria prima à indústria madeireira. No setor primário, as principais culturas são as de arroz e cana-de-açúcar. A utilização da extensa rede hidrográfica do país gera aproximadamente 50% de sua energia elétrica.
A mistura étnica do país evidencia-se nas crenças religiosas do povo. As maiores influências vêm de costumes católicos, apesar de existir fortes traços da religião dos hindus. O desenvolvimento das artes locais diminuiu pelo fato de grande parte da população erudita morar fora do país (principalmente nos Países Baixos), em busca de melhores oportunidades econômicas e também por causa da repressão militar. Contudo, podem se apreciar esculturas que expressam parte da cultura dos índios e da população negra.


Cidade de Paramaribo

Destaque para a arquitetura colonial e predominante no país

bairro de Paramaribo



Uma curiosidade histórica muito interessante é que em 1667 a Inglaterra cedeu o território à Holanda e em troca ficou com a cidade de Nova Amsterdã (atual New York, nos EUA). Os holandeses até hoje se dizem arrependidos pelo negócio.

Outra curiosidade é que o atual jogador do Milan Clarence Seedorf é original de Paramaribo, Suriname naturalizado holandês. Ele talvez seja o surinamês mais conhecido do mundo.


Clarence Seedorf, natural do Suriname






Um comentário:

  1. Suriname, país vizinho ao Brasil e tão pouco conhecido por nós. Achei interessante ter negros na Floresta e que vivem como seus antepassados na Africa.

    ResponderExcluir

Veja também