27 julho 2011

Os Esportes Pelo Mundo #1

A partir de hoje nós do Mundo Maps estaremos todas as quartas-feiras escrevendo postagens da coluna Os Esportes Pelo Mundo. Nela mostraremos quais os esportes mais populares e mais praticados pelo globo terrestre.

Brasil

Começamos pelo Brasil, mais como um meio de comparação para com os outros países.  
Em terras tupiniquins o esporte mais popular é o futebol, isso não é nenhuma surpresa pra ninguém cá entre nós. O futebol é a verdadeira paixão nacional, o Brasil é conhecido justamente por essa paixão e também pela habilidade e beleza do seu “futebol arte”. O esporte tem diversos ídolos como Garrincha, Jairzinho, Sócrates, Zico, Romário, Ronaldo e Pelé (conhecido por ser o maior jogador da história do futebol).
Outros esportes populares no país são o vôlei, basquete, artes marciais e o tênis são outros esportes que tem um pouco de destaque no país, mas mesmo juntando todos eles não é possível chegar nem ao menos perto da metade da popularidade do futebol. O automobilismo é outro esporte bem popular, mas que não é muito praticado, isso por causa dos autos gastos para se praticá-lo, sua popularização se deu com as conquistas mundiais por ídolos como Nelson Piquet e Airton Senna.
O que faz com que o futebol seja tão popular é a facilidade que se tem para praticá-lo, onde dois chinelos e uma bola já são suficientes para que haja uma partida. Existem diversas modalidades variadas do futebol como o futebol de areia, o society e o futsal, o último é muito praticado por amadores e a atividade mais amada nas aulas de educação física nas escolas.

Grandes ídolos brasileiros no esporte. Destaques para Pelé, Zico, Ronaldo, Ayrton Senna e Giba, reconhecidos mundialmente por suas habilidades e conquistas.


Austrália

         Os australianos são verdadeiros amantes de esportes, é possível ver em qualquer praça no país pessoas praticando algum esporte, sem contar que eles são muitos famosos por serem mega-competitivos O esporte mais popular por lá é o Rugby, lá ele é chamado de “Footy”, e lá sua importância é tão grande quanto o futebol para nós, a seleção nacional é sempre muito forte em competições internacionais.


O vídeo abaixo traz uma reportagem de uma emissora de TV local mostrando como foi a partida entre as seleções australianas e italianas  em 2009.



         Logo depois do Rugby vem o Cricket, apesar de ser o segundo mais popular ele é bem presente, é muito praticado entre os jovens. O Golf também é muito popular, é praticado por todas as faixas etárias e todas as classes sociais, trazendo muito dinheiro para clubes, lojas de matérias esportivos e mídias.


Neste vídeo podemos ver lances da seleção australiana de Cricket.


         Outros esportes praticados são futebol, remo, ciclismo, vela, vôlei, basquete, natação, surf e pesca amadora.


         Coréia do Norte


         A Coréia do Norte deve ser um dos países mais reservados do mundo, nós do ocidente não sabemos quase nada sobre eles. Mas em relação aos esportes por lá podemos relatar algumas coisas.
         O Festival Arirang é a maior festa da Coreéia do Norte, o festival é em comemoração ao aniversário de Kim Il-sung em 15 de abril (um dos maiores lideres do país, ele governou a Coréia do Norte de 1948 até 1994, ano de sua morte). O festival é realizado seis dias por semana durante dois meses, onde ocorrem apresentações de ginástica artística, artes marciais, balé, marchas militares e apresentação de mosaicos gigantes feitos pelas pessoas que ficam nas arquibancadas do estádio 1° de Maio Rungrado em Pionyang, local onde são feitas as apresentações.


Veja imagens do festival Arirang:



         No país também são praticados o futebol, Hóquei, Luta livre e outras artes marciais. A Coréia do Norte é conhecida por conseguir um número considerável de medalhas nos Jogos Olímpicos, desde sua primeira participação em 1972 o país consegue conquistar medalhas em diversas modalidades.


         Finlândia



         Esporte é considerado um passatempo nacional na Finlândia e muitos finlandeses visitam diferentes eventos esportivos regularmente. O Pesäpallo é o esporte mais popular, embora os esporte que mais trazem telespectadores e cobertura da mídia são o hóquei no gelo e a formula 1.
         O Pesäpallo ou basebol finlandês é um esporte coletivo criado na própria Finlândia. Foi criado em 1920 é um esporte derivado do beisebol tradicional. É muito popular entre os jovens, sendo praticado nas escolas e parques.


O vídeo abaixo traz uma reportagem da TV local contando como foi o jogo final do Campeonato Finlandês de Pesäpallo.


         O hóquei no gelo é outro esporte bastante praticado, sendo o segundo mais popular do país. O atletismo também é bastante popular, principalmente pelos seus resultados conquistados em Olimpíadas, tornando uma identidade nacional na competição. Muitos praticam futebol na Finlândia, mas diferente de muitos países europeus ele não é o esporte mais popular do país, apesar de ser o que mais cresce por lá.
         Como se sabe o país é coberto de neve e por isso diversos esportes de neve são praticados. Nos Jogos Olímpicos de Inverno a Finlândia é sempre uma grande força, conquistando um alto numero de medalhas.
  
Jamaica



O esporte é uma parte significativa da cultura jamaicana. O esporte mais popular é o cricket. A equipe nacional é detentora de vários títulos continentais e ganhou a Copa do Mundo de Cricket em 1975 e 1979. A Jamaica tem alguns dos mais famosos jogadores de cricket do mundo, incluindo George Headley e Courtney Walsh.
O atletismo é uma marca jamaicana, o país é muito forte neste esporte, principalmente em corridas de velocidade. O jamaicano Usain Bolt é o atual detentor do recorde mundial dos 100m rasos, alem de o ex-detentor da marca ser Asafa Powell, outro jamaicano.
Netball um esporte bastante popular entre as mulheres, Rugby em crescimento no país e o futebol são outros esportes populares por lá.


Assista parte de um jogo entre a seleção da Jamaica e da Austrália, jogo realizado em 2011:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também